Biblioteca Júlio Bonazzi realiza exposição em homenagem a Hugo Pontes
Poços de Caldas, MG – “Nous ne pouvons pas voyager par le monde, mais notre art voyage pour nous” – Não podemos viajar pelo mundo, mas nossa arte viaja por nós. A frase em francês, que acompanha um de seus poemas visuais, é o nome perfeito para a exposição que homenageará o escritor, poeta, professor e jornalista Hugo Pontes. Iniciativa da equipe da Biblioteca Municipal Professor Júlio Bonazzi, a most)ra será aberta ao público a partir do dia 9 de novembro, em alusão também aos 150 anos de Poços de Caldas.
Hugo Pontes é conhecido e reconhecido internacionalmente, já expôs em vários países. Suas antologias são expostas no Brasil e no exterior desde 1985 e seus Poemas Visuais e Arte Postal desde 1990. Este ano, inclusive, ele foi convidado para expor na Ucrânia.
A exposição será composta por poemas visuais do autor, revistas com entrevistas e participações do escritor, fotos de congressos e imagens do arquivo pessoal do professor, além de obras publicadas. “Em nossas pesquisas, encontramos uma página em francês com um de seus poemas visuais e a uma frase dele, que consideramos o nome perfeito para a exposição”, destaca a bibliotecária Juliana de Faria Cardoso.
Ela conta que a última exposição realizada pela equipe da Biblioteca Júlio Bonazzi, em homenagem a Dona Nilza Botelho Megale, precisou ser encerrada antes da data prevista, por conta da pandemia da covid-19, no ano de 2020. “Ao término dela, a equipe se reuniu para escolher o homenageado de 2021 e, entre tantos nomes, escolhemos o escritor, poeta, professor e jornalista Hugo Pontes. Devido à covid, tivemos que adiar e, agora, em 2022, prestamos essa singela homenagem a essa pessoa fantástica que escolheu Poços de Caldas como sua casa”, informa.
A abertura da exposição será realizada dia 9 de novembro, às 10h, na Biblioteca Júlio Bonazzi. A mostra segue aberta para visitação até 9 de dezembro, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações: 3697-2198.
O homenageado
Hugo Pontes é natural de Três Corações/MG, onde nasceu em 22 de julho de 1945. Foi criado e iniciou seus primeiros estudos na cidade de Conceição do Rio Verde. Reside em Poços de Caldas há mais de 40 anos. Suas atividades literárias têm início na cidade de Oliveira, junto com o Grupo VIX de poesia de vanguarda. É professor formado em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa, de Divinópolis.
Tem especialização em Literatura Brasileira; em História e Memória; em Pedagogia; em Tecnologia da Informação e Turismo. Como professor trabalhou no Instituto Educacional São João da Escócia, E.E. Polivalente, Centro de Estudos Supletivos. Ocupou, em 1997, o cargo de Secretário da Educação e Cultura de Poços de Caldas. Com relação a suas atividades literárias e de pesquisa histórica apresenta em seu currículo uma extensa lista de ações relacionadas com a Poesia, o Poema Visual, a Arte Postal, a pesquisa sobre literatura, folclore, a história de Minas Gerais e de Poços de Caldas (Fonte: Associação Atlética Caldense – Histórias e Glórias).