Privatização do turismo e a volta do teleférico
Poços de Caldas, MG – O prefeito destacou que neste dia 6 será assinada a concessão do circuito turístico para o grupo que já administra o Zoo das Aves. Eles serão responsáveis, por exemplo, por colocarem novamente o teleférico a serviço da população local e, principalmente, para os turistas. “O teleférico já está funcionando, toda sua parte mecânica em perfeito estado e estamos finalizando a revitalização das estações. Elas ficaram lindas, completamente diferentes do que eram”, falou o prefeito.
De graça
Sérgio destacou que não justifica liberar o teleférico para receber as pessoas agora, já que o contrato será assinado neste domingo, assim, toda a programação da volta do equipamento será de responsabilidade da empresa. Mas o prefeito disse que pretende estipular um dia e liberar o teleférico para as pessoas, possivelmente sem cobrança de ingresso. “Todos vão poder andar à vontade, um passeio comemorativo”, destacou.
Carruagem
Sérgio Azevedo falou ainda sobre a carruagem elétrica, apresentada recentemente. Destacou que o equipamento segue em testes, inclusive à disposição dos charretistas, mas descartou dar uma data para o início definitivo do serviço. “Não quero estipular nenhuma data, já que no Poder Público é muito difícil estipular prazos por conta da burocracia. Agora vamos colocar a carruagem experimentalmente e quando a gente constatar que ela está realmente em condições e que o equipamento pode ser produzido em série, vamos encomendar um número maior para a produção”, ressaltou o prefeito. A expectativa é que as carruagens tomem o lugar das charretes por tração animal, que hoje andam pelas ruas, mas são cercadas de polêmicas. O prefeito destaca que o modelo apresentado agradou tanto que outras cidades se mostraram interessadas. “Várias cidades estão encomendando, alguns hotéis fora de Poços de Caldas se interessaram, pessoas que organizam festas de casamento querem saber a possibilidade de incorporarem as charretes nos casamentos e isso dá para perceber o universo de ações em que este veículo pode ser útil”, disse o prefeito. “Quando eu dizia que nossos charretistas teriam uma oportunidade muito maior de trabalho, isso já se mostra uma completa verdade, a possibilidade de trabalho deles será muito maior e com um custo muito menor. Hoje eles têm que alimentar o cavalo e dar todo o cuidado necessário, o que não é nada fácil. Com a carruagem eles não vão nem precisar gastar com abastecimento, já que temos o abastecimento com a luz solar,” destacou o prefeito.
Azevedo vai além e acredita que a carruagem de Poços de Caldas pode ganhar o mundo, destacando ainda que todo o trabalho foi desenvolvido em Poços de Caldas. “Sem dúvida será um exemplo para todo mundo. Me questionaram sobre o fim das charretes por tração animal e para isso citaram o Central Park, em Nova Iorque, que tem charretes com animais. Lá eles usam este tipo de carroça porque não têm a carruagem elétrica, nós temos e quem quiser andar de carruagem elétrica será só aqui em Poços de Caldas”, falou o prefeito. “Quem sabe a gente não vende para os Estados Unidos e assim eles possam usar também?”, questionou.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com