Tamanduá-bandeira reabilitado na PUC Poços é reinserido na natureza
Poços de Caldas, MG – Nesta terça-feira (22), um tamanduá-bandeira que estava em tratamento no Centro Veterinário da PUC Minas Poços de Caldas foi enviado para soltura. O animal silvestre foi encaminhado à universidade por instituições florestais no final de outubro, com ferimentos e fraturas que indicavam um atropelamento. Após passar por procedimentos cirúrgicos e receber todos os cuidados necessários à reabilitação, o tamanduá foi devolvido à sua região de origem, em São José do Rio Pardo-SP.
Graças à capacidade de atender este tipo de demanda, o Centro Veterinário do campus tem sido acionado com frequência para cuidar de animais envolvidos em ocorrências como acidentes em estradas ou interações nocivas com domésticos, por exemplo. Em 2022, mais de cem silvestres já foram atendidos na Universidade, superando o consolidado do ano anterior.
Entre os silvestres que passam por tratamento no local neste momento, encontram-se espécies como gavião-carijó, periquito-verde, jandaia-coquinho, gambá, tiriba, maritaca, rolinha, ouriço, quiriquiri, gato-do-mato, coruja, sagui, porco-espinho, mão-pelada e cachorro-do-mato. Animais deste tipo são encaminhados ao Campus por órgãos ambientais com autoridade para fazer este tipo de solicitação, seguindo estritamente a legislação vigente.
Via de regra, o trabalho que o Centro Veterinário realiza com silvestres visa à reinserção na natureza, exceto quando a perspectiva de sobrevida no habitat é comprometida. Nestes casos, são encaminhados para instituições credenciadas, em especial aquelas que desenvolvem programas de reprodução de espécies ameaçadas de extinção.
Apesar da crescente demanda relacionada a silvestres, a ampla maioria dos atendimentos realizados no Centro Veterinário está relacionada a animais domésticos, como cães e gatos. O campus oferece, por valores acessíveis, serviços como consultas, exames e cirurgias. Pessoas interessadas em fazer agendamentos ou obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9283.