Vacina
Uma vacina contra a covid-19 está sendo elaborada e produzida em Minas Gerais. Mais de mil pessoas se inscreveram para participar dos ensaios clínicos do primeiro imunizante totalmente desenvolvido no Brasil contra esta doença.
Os estudos clínicos em seres humanos da SpiN-Tec MCTI UFMG, primeira vacina contra a covid-19 desenvolvida com tecnologia e insumos totalmente nacionais e financiada por instituições brasileiras, tiveram início esta semana, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
A SpiN-Tec foi desenvolvida no Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da UFMG em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais (Fiocruz Minas), com investimentos de cerca de R$16 milhões.
Até o início dos ensaios clínicos, a SpiN-Tec passou por várias e criteriosas fases. Após a conclusão das fases 1 e 2, o grupo que desenvolve a SpiN-Tec enviará os relatórios do estudo para a Anvisa e solicitará autorização para a terceira e última etapa dos testes, que reunirá de quatro a cinco mil voluntários de várias partes do Brasil.
Esse é um passo relevante na direção de ter mais um imunizante no combate a esta pandemia que tem preocupado não só o país, mas todo o mundo.