Dividido
O Brasil permaneceu dividido depois do fim das eleições presidenciais? Sim, na opinião de 90% dos brasileiros, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (8).
Só 8% afirmaram que o país saiu unido da disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Apesar disso, 93% dizem torcer para que Lula faça um bom governo a partir de 2023.
A pesquisa “O Brasil que Nós Queremos” entrevistou 2.005 pessoas entre 3 e 6 de dezembro de 2022. A opinião sobre as manifestações públicas pró-intervenção e contrárias ao resultado das urnas indica o país ficou dividida entre quem considera que os movimentos são “democráticos” e quem os vê como “antidemocráticos”, com cada lado representando 45% dos entrevistados.
É uma grande divisão nunca vista antes na história deste país. Para especialistas, as tensões entre prós e contra o governo eleito devem continuar após a posse. Outra previsão é que os manifestantes contra o governo devem intensificar a pressão nos parlamentares após a posse da nova legislatura.
Onde poderá levar estas manifestações ninguém sabe, mas o item da pesquisa em que a maioria torce por um bom governo já é um alento.