Dicas de economia e segurança com luzes de Natal
Poços de Caldas, MG – As luzes utilizadas no período natalino dão um toque especial à decoração. Os pisca-piscas deixam o Natal mais divertido, em especial para as crianças. Mas, são necessários alguns cuidados para evitar acidentes. Instalações antigas, descuidadas ou desgastes no material isolante podem causar o que é conhecido como fuga de corrente, provocando o conhecido choque.
Os pisca-piscas são circuitos elétricos simples que funcionam com voltagem de 127 ou 220 volts. Quando ligados na tomada, os condutores com baixa capacidade de corrente ativam as lâmpadas enquanto controles para alternância de acionamento fazem com que as luzes acendam e apaguem.
Os conjuntos que usam led podem ser até 80% mais econômicos e para não gastar energia demais no período das festas de fim de ano eles são boas opções.
A questão da segurança também é importante no que se refere às luzes de Natal. Além do consumo de energia, elas podem provocar incêndios e até choque elétrico. Portanto, não use pisca-piscas desencapados ou remendados, evite ligá-los em ambientes expostos a água ou úmidos, evite ligar muitos aparelhos elétricos na mesma tomada, desligue o pisca-pisca antes de dormir ou sair, mantenha o pisca-pisca fora do alcance de crianças e animais de estimação.