Ator e diretor poços-caldense lança livro infanto-juvenil
Poços de Caldas, MG – O ator e diretor profissional de teatro Clisthenis Betti lança nesta sexta-feira (23) o livro infantil “O Rei Sapo – Casamento do Sapo Inácio”, às 18h, na Livraria e Espaço Cultural Porão.
O livro é fruto do texto teatral escrito em 2021, ocasião em que a peça O casamento do Sapo Inácio completou 20 anos.
Devido à pandemia e sem a previsão da retomada das apresentações, Betti decidiu transformar o espetáculo em obra literária. “Tudo começou com os desafios da pandemia de covid-19, creio que todo mundo ficou apreensivo e se perguntou, e agora, o que vamos fazer? Para os artistas, foi algo complicado também, além das complicações com saúde, perda de entes queridos e amigos, faltava trabalho. Eu me perguntei, o que mais sei fazer? Busquei meus textos que venho escrevendo desde 1999. Assim fiz um apanhado de todas as obras e separei O Casamento do Sapo Inácio para ser meu primeiro livro, esse título é um dos capítulos do livro, O Rei Sapo”, conta o ator e diretor.
A ilustração é do desenhista Paulo Eduardo e foi todo colorido a mão por Marcelo Betti, irmão do ator.
O Casamento do Sapo Inácio narra a história do Príncipe Inácio, quarto na linha de sucessão ao Reino de Sapólius, por isso, em nenhum momento teve a ambição de se tornar rei. Não se sabe, ainda, se ele deu sorte ou azar, mas o fato é que Inácio seria coroado e assim se mostra um rei atrapalhado e em algumas vezes vilão.
autor
Clisthenis Betti é ator e diretor profissional de teatro, também licenciado em história, e brinca dizendo que é um contador de histórias com diploma. Tendo iniciado sua carreira artística em 1990, na cidade de Poços de Caldas, depois seguiu por algumas cidades, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro, voltando para Poços de Caldas e fundando sua Companhia de Teatro.
Com mais de 30 textos teatrais escritos, a maioria deles para o público infantil, sempre pensou em levar mais que entretenimento para seu exigente público. Seu primeiro texto teatral de 1999 foi o infantil A Fantástica Máquina de Reciclagem, que levava para crianças além da diversão, noções de ecologia, reutilização e reciclagem. Após isso em 2000, adaptou para o teatro infantil a parábola O Filho Pródigo. O Casamento do Sapo Inácio de 2001 foi seu terceiro trabalho teatral infantil de grande sucesso, sendo apresentado em cidades de Minas Gerais e interior de São Paulo e vencedor de vários prêmios, ente eles, melhor texto, autor, diretor, ator, cenário. Por isso foi escolhido para ser transformado em seu primeiro livro.
Serviço:
Lançamento: O Rei Sapo – Casamento do Sapo Inácio
Dia 23 de dezembro, às 18h
Livraria e Espaço Cultural Porão – Galeria Gibimba
Rua São Paulo, 46, loja 25 – centro