Morre Jair Bala, ex-técnico da Caldense
Poços de Caldas, MG – Morreu nesta terça-feira o técnico Jair Bala. Ele estava internado em Belo Horizonte e havia sofrido um AVC recentemente.
Bala comandou a Caldense em 1990, mas acabou ficando pouco no time de Poços de Caldas. Desde a década de 2000, Jair Bala era integrante do programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, onde representava o América.
Natural de Cachoeiro do Itapemerim, no Espírito Santo, o ex-atacante deu seus primeiros passos no futebol com a camisa do Estrela do Norte-ES. Passou também por Flamengo – onde ganhou o célebre apelido -, Botafogo, Comercial-SP, Ponte Preta, Cruzeiro, Palmeiras, XV de Piracicaba, Santos, Bahia e Paysandu. Entretanto, foi no Coelho que o centroavante encontrou o melhor momento de sua carreira.
Foram duas passagens pelo América: a primeira entre 1964 e 1965 e a segunda entre 1970 e 1971. Em ambas, Jair Bala conquistou o posto de artilheiro do Campeonato Mineiro, com 25 e 14 gols, respectivamente.
Ao todo, foram 78 gols em 144 jogos com a camisa do Coelho. Ele é o sexto
maior goleador da história do América.
Aposentado dos gramados desde 1973, Jair Bala foi treinador de futebol e funcionário público de Belo Horizonte. À beira do gramado, ganhou a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro com o Londrina Esporte Clube, em 1980.
Jair Bala é o terceiro treinador que mais dirigiu o América: foram 232 jogos. O Mamoré foi o último time do treinador que encerrou a carreira em 2002.